‘O homem que come nome’ – Paulo Henrique Passos escreve sobre Arnaldo Antunes

A convite da revista O Odisseu, o escritor e professor Paulo Henrique Passos escreve sobre Arnaldo Antunes, homenageado da edição de 2024 do Festival Literário Escritaria em Penafiel (Portugal).

Fotos do poeta, compositor e cantor Arnaldo Antunes em Penafiel, em ocasião da homenagem no Festival ‘Escritaria’. Fotos de Tiago Lopes Lopes (@creativoplay)/ Reprodução do Instagram.

Um escritor que se alimentasse das palavras que escreve talvez fosse o mais digno do seu ofício e também o que poria todo seu trabalho a perder. Faria de cada palavra uma questão de sobrevivência e não deixaria nenhuma, ou quase nenhuma, sobrar no papel. O que sobrasse se confundiria com rabiscos, consequência de arrastar cada palavra com a mão no ato de pegá-las para comer. Restariam também, às vezes, nomes espalhados pela página, daqueles que, não alimentando o escritor, satisfariam quem os lesse. Esse escritor adquiriria, com o tempo, movimentos corporais semelhantes aos movimentos da sua mão quando escrevesse – as palavras, mesmo comidas, permaneceriam vivas? Ou ganhariam ainda mais vida depois de comidas? Não é impossível que, dentro desse escritor, as palavras conduzissem cada um dos seus gestos e atitudes. Seus movimentos, assim, seriam uma extensão das palavras. Os leitores desse escritor que come nome teriam algumas maneiras de lê-lo: 1) não lê-lo, mas ouvi-lo, único modo de ter acesso às palavras comidas; 2) ler o que sobrou, no que se inclui palavras-alimento, sombras, desenhos e espaços em branco; 3) ler o ato de comer nomes e 4) silenciar, como se pode fazer agora diante destas palavras, pois esse escritor existe, é brasileiro, poeta, música, artista visual e se chama Arnaldo Antunes: 

o homem que não existe

não quer

sair

de si

nem

de

si

st

ir

de (não)

ser

pra nas

cer

Conheça Paulo Henrique Passos

Paulo Henrique Passos é escritor, professor e empreendedor. Possui mestrado em literatura pela Universidade Federal do Ceará e faz parte do Pintura de Palavras (@vanessapassos.voz). É autor de “Livro Sem Nome” (Patuá, 2023).

Instagram: @paulohenrique.passos
Foto: Fábio H. Mendes.

Leia Também: Uma Não Resenha de ‘Livro Sem Nome’, de Paulo Henrique Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *