Tendo Maria Fernanda Cândido como protagonista e direção de Luiz Fernando Carvaho, fime ‘A Paixão Segundo G.H’ chegará ao grande público este mês.
Baseado em um dos maiores clássicos da literatura nacional, o filme “A Paixão Segundo G.H.” é uma adaptação cinematográfica dirigida por Luiz Fernando Carvalho (de telenovelas como Tieta (1989-1990), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996-1997) e do clássico filme Lavoura Arcaica (2001)), baseada no livro homônimo de Clarice Lispector publicado em 1964 e adaptado por Melina Dalboni.
O longa estreou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2023, com ingressos esgotados em apenas 8 minutos, e também fez parte da seleção oficial do Festival do Rio no mesmo ano. Originalmente previsto para estrear nos cinemas nacionais no dia 28 de março de 2024, o longa deve ser lançado no próximo 11 de abril.
Filme ‘A Paixão Segundo G.H’ estende parceria entre Maria Fernanda Cândido e Luiz Fernando Carvalho
O elenco principal é liderado por Maria Fernanda Cândido (de telenovelas como Terra Nostra (1999-2000), Lado a Lado (2012-2013) e a Força do Querer (2017) e da minissérie Capitu (2008)) no papel de G.H. e Samira Nancassa como Janair, a empregada.
O filme marca o segundo longa-metragem de Luiz Fernando Carvalho após o já mencionado “Lavoura Arcaica” (2001), e suas influências literárias se refletem em suas minisséries e trabalhos anteriores. Além disso, estende a colaboração artística entre o diretor e Maria Fernanda, demonstrada em Capitu (2008), Afinal, o Que Querem as Mulheres? (2010), Correio Feminino (2013) e Dois Irmãos (2017).
A trama se passa no Rio de Janeiro em 1964, centrada em G.H., uma escultora da elite de Copacabana, que após o fim de uma paixão e a demissão de sua empregada, se confronta com uma enorme barata em seu apartamento. Esse encontro desencadeia uma jornada existencial profunda, refletindo questões sociais e de identidade feminina.
Crítica internacional celebra filme ‘A Paixão Segundo G.H’
As filmagens ocorreram em um apartamento em Copacabana, ambientado nos anos 1960, com a direção de fotografia de Paulo Mancini e Mikeas e a edição de Marcio Hashimoto e Nina Galanternick. A crítica internacional elogiou a adaptação, destacando a abordagem filosófica e psicológica do filme, assim como a atuação de Maria Fernanda Cândido. Além do filme, Luiz Fernando Carvalho também contribuiu com um posfácio no relançamento da obra completa de Clarice Lispector pela Editora Rocco, reforçando sua conexão com a obra da escritora.
Assista o teaser do filme aqui. Aproveite também para ver o pôster criado artista plástica Mariana Valente (@collagevallente), neta de Clarice Lispector, e pelo coletivo Sociedade Brasileira de Colagem (@sociedadebrdecolagem), aqui.
Leia Também: UFRGS anuncia leituras obrigatórias para vestibular 2025 e inclui ‘O Avesso da Pele’