O autor soteropolitano foi destaque na Semana da Língua Alemã em Fortaleza com o lançamento de “Prethamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco”
“Ao olhar-se refletido, Gregório fica ainda mais atônito: a superfície integral de seu corpo estava negra. Dos pés à cabeça em negritude étnica. Ele retira ligeiramente a camiseta branca revelando um tronco negro, e assim vemos que se trata de um homem negro. Completamente intrigado, Gregório se pergunta: Quem é você? “Com essas palavras, Aldri Anunciação encerra o primeiro capítulo de seu novo livro “Pretamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco”. Lançado em setembro de 2023 pela editora Malê, o romance explora por meio de uma narrativa não linear os acontecimentos na vida de Gregório, um homem que foi criado em um bairro de classe média na capital baiana, à margem da própria realidade da cidade. Certo dia, Gregório percebe em seu corpo uma mancha preta que o leva a tomar consciência de quem verdadeiramente é: um homem negro.
O texto de Aldri estabelece uma clara relação com o clássico “A Metamorfose” (Die Verwandlung) de Franz Kafka, cujo centenário de morte foi celebrado no último dia 3 de junho. E, em homenagem à data, o autor soteropolitano participou de uma leitura dramática para o lançamento de seu livro em Fortaleza, no último dia 06 de junho
O evento fez parte da programação da Semana da Língua Alemã 2024, uma realização da Casa de Cultura Alemão, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com o qual a universidade possui convênio. A leitura de trechos do livro, incluindo o que abre essa notícia, foi seguida de um momento de bate-papo e de autógrafos. O autor soteropolitano, conhecido por sua obra “Namíbia, Não!”, adaptada para o cinema em 2022 no filme “Medida Provisória”, recebeu o convite para integrar a programação da Semana por meio da professora Johanna Nuber, também leitora do DAAD na UFC. Na sessão de bate papo após a leitura, Johanna comentou que conheceu Aldri há alguns em uma montagem de “Namíbia, Não!” na Bahia e não perdeu a oportunidade de trazê-lo para Fortaleza com o lançamento de seu livro na capital cearense.
“Pretamorphosis” explora questões pertinentes à negritude no Brasil. O título por si só já chama atenção suficiente: o que significa ser um ex-branco ? Nas palavras do próprio autor, seu personagem, Gregório, vai de “Franz Kafka a Frantz Fanon” ao abordar o entendimento do que é ser preto ao longo do romance. De Kafka, o grande homenageado da Semana da Língua Alemã em Fortaleza, Aldri trouxe não apenas o nome de seu protagonista, mas também seu conceito de “metamorfose”, física e psicológica. O autor não descarta uma continuação para “Pretamorphosis” e vê ainda potencial para mais de uma “temporada”, em suas próprias palavras, para a obra.
“Prethamorphosis: biografia não autorizada de um ex-branco” é um lançamento da Editora Malê e está disponível em formato físico e digital
Sobre o autor convidado
Pedro Igor é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por cultura pop, filmes, séries, quadrinhos e música.
Adquira aqui o livro ‘Pretamorphosis: Biografia não autorizada de um ex-branco’
Compre o livro ‘Pretamorphosis: biografia não autorizada de um ex branco’ pelo link abaixo na Amazon e ajude a revista O Odisseu sem pagar nada a mais pela compra:
Link.
Leia Também: ‘Pretamorphosis: Biografia não autorizada de um ex-branco’, de Aldri Anunciação: no limite entre a ficção e a teoria