‘Desde criança eu queria saber’: Discurso de Han Kang no Prêmio Nobel

Leia o discurso de Han Kang no Prêmio Nobel 2024! A escritora sul-coreana, autora de “A Vegetariana” e “Atos Humanos” foi a laureada com o Nobel de Literatura deste ano.

Momento do discurso de Han Kang no Prêmio Nobel. Foto: Pontus Lundahl/TT/picture alliance (reprodução).

“Vossas majestades, vossas altezas reaisl, senhoras e senhores.

Eu me lembro de quando eu tinha oito anos de idade. Quando estava saindo de minha aula de ábaco, os céus se abriram em um grande temporal. Essa chuva era tão feroz que duas dúzias de crianças acabaram amontoadas debaixo dos beirais do prédio. Do outro lado da rua, estava um prédio semelhante, e debaixo daqueles beirais, eu pude ver  outra pequena multidão — foi quase como olhar num espelho. Observando a água escorrendo a umidade encharcando meus braços e panturrilhas, eu de repente compreendi. Todas aquelas pessoas de pé comigo ombro a ombro, e todas aquelas pessoas do outro lado do caminho — estavam vivendo como um “eu” por conta própria. Cada uma estava vendo a chuva, assim como eu estava. Esta umidade em minha cara, eles também a sentiam. Foi um momento de fascínio, essa experiência de tantas perspectivas em primeira pessoa.

Relembrando todo o tempo que passei lendo e escrevendo, eu revivi esse momento de fascínio, vez e mais vez. Perseguindo o fio da linguagem para as profundezas de outro coração, um encontro com outro interior. Tomando minhas mais vitais e urgentes questões, confiando-nas àquele fio, e mandando-nas para outros eus.

Desde que era uma criança, eu queria saber. A razão pela qual nascemos. A razão pela qual o sofrimento e o amor existem. Essas questões foram feitas pela literatura por milhares de anos, e continuam a ser feitas até hoje. Qual o sentido de nossa breve estadia neste mundo? Quão difícil é permenacermos humanos, venha o que vier? Na noite mais escura, há linguagem que pergunte do que somos feitos, que insista em imaginar um caminho para dentro das perspectivas em primeira pessoa das pessoas e seres vivos que habitam esse planeta; linguagem que nos conecte uns aos outros. A literatura que se compromete com essa linguagem inevitavelmente detém um certo calor corporal. Tão inevitavelmente quanto, o trabalho de ler e escrever fazem frente a todos os atos que destroem a vida. Eu gostaria de compartilhar o significado dessa premiação, que é de literatura, com vocês — que, aqui de pé, fazem juntos frente à violência. Obrigada.”

  • Tradução indireta do inglês do discurso do jantar de agradecimento do Prêmio Nobel 2024.
  • Tradução de Caio Paiva Ribeiro e revisão de Miguel Lessa.
  • Han Kang – Banquet speech. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Tue. 17 Dec 2024. https://www.nobelprize.org/prizes/literature/2024/han/speech/.

Leia também: ‘O que tem a nos dizer o teu silêncio?’, por Nélio Silzantov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *